Bem-vindos!

Sejam bem-vindos! Este blog é uma tentativa de exercitar a insanidade de modo construtivo ou de destruir convenções via sanidade. Tanto faz. Caso você se pergunte sobre a minha seriedade aqui, explico com um trecho do Principia Discordia:

"- Você fala realmente sério, ou o quê?
- Algumas vezes eu trato o humor seriamente. Algumas vezes eu trato a seriedade humoristicamente. De qualquer forma, é irrelevante.
- Talvez você só seja maluco.
- Verdade! Mas não rejeite estes ensinamentos como falsos só porque eu sou maluco. A razão pela qual eu sou maluco é porque eles são verdadeiros."

Namastê!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A máscara caiu: a Matrix existe e (finalmente) posso provar!


Após 30 anos de busca, a verdade me veio como um eureka na banheira.  Embora eu não tenha corrido pelado pelas ruas, a descoberta me perturbou profundamente. Afinal, uma coisa é desconfiar, outra é ter certeza: a Matrix existe, semelhante ao filme. A realidade “física”, “externa”, que você conhece é mesmo um “sonho” criado para nos ludibriar e entorpecer.

Mas eventuais falhas no véu de ilusão poderiam expor a farsa, como quando o projetor do cinema estraga no meio da sessão, “cortando do clima” e, num estalo, nos fazendo perceber o quanto estávamos hipnotizados pelo faz-de-conta. Ciente disso, sempre procurei tais falhas. Assim, minha investigação acabou por revelar que a Matrix deu reveladores “tilts” ao longo da história recente. Mas o acobertamento foi eficaz e quase ninguém percebeu as reais implicações. Por isso, reuni as provas e escrevi este dossiê. Pra reduzir o risco de você correr por aí como Arquimedes, algumas explicações iniciais poderão amenizar o impacto da verdade:

Um dia, Descartes parou e pensou: “Do que eu posso ter certeza? E se tudo isso ao redor for mentira, uma miragem?” A mesa, a casa, o céu, as pessoas, tudo poderia ser uma ilusória e persistente artimanha (um gozo perverso, Freud diria) de um gênio maligno sem nada melhor pra fazer. “E se toda vez que somo 2+2, o demônio me mostra a mesma resposta errada?” Como provar que não é esse o caso? Ao fim, a única certeza de Descartes era sua própria existência, pois aquelas dúvidas existiam, provando, ao menos, que o pensador delas existia. Se ele era de carne e osso, uma alma sem corpo presa em uma ilusão demoníaca ou um cérebro num jarro e ligado a eletrodos (como filosofariam mais tarde), isso era outra história.

Por sua vez, o ceticismo filosófico questiona seriamente a possibilidade de termos certezas absolutas (mesmo das coisas mais óbvias). Seus rivais do pragmatismo retrucam, dizendo que tanto faz a natureza última do que chamamos de realidade; viver como se ela fosse real bastaria.

Refinamentos à parte, o ponto aqui é: Você não precisa questionar tudo o tempo todo (pois, do contrário, talvez sequer fosse ao banheiro, diante da possibilidade do chão subitamente revelar sua inexistência concreta e largá-lo em um vazio infinito). Mas não custa ficar atento a pistas de que algumas (ou várias) coisas podem não ser o que aparentam. E talvez, a depender das evidências e/ou das implicações, valha a pena levar o conselho às últimas consequências...

O filme Matrix foi uma das tentativas mais interessantes de mostrar o princípio (tal como o RPG “Mago, a Ascensão”, a alegoria platônica da caverna, os gnósticos, entre outros tantos). O problema é que muita gente (a imensa maioria?...) mergulhou ainda mais na ilusão, naquilo que chamo de “efeito Arquivo X”: os “tilts” ou anomalias que desmascarariam a ilusão são depreciados como devaneios que fãs de ficção científica, masturbação mental etc. Perdi a conta do quanto já me disseram: “Você vê Arquivo X demais”. Assim, as anomalias ficam tão estigmatizadas enquanto “viagem” que a massa pouco crítica facilmente as subestima ou ignora no mundo "real". Como disse Morpheus,

Matrix é um sistema, Neo. Esse sistema é nosso inimigo. Mas quando você está dentro, o que você vê? Empresários, professores, advogados, carpinteiros, as mentes das pessoas que estamos tentando salvar. Mas até conseguirmos, essas pessoas ainda são uma parte desse sistema, e isso faz delas nossas inimigas. Você tem que entender, a maioria dessas pessoas não está pronta pra ser desligada. E muitos deles são tão acostumados, tão desesperadamente dependentes do sistema, que vão lutar pra protegê-lo”.

Cansado da situação, reuni neste documento ampla quantidade de vídeos que provam a existência da Matrix. Coleciono tais vídeos há muito tempo e agora julgo reunir corpo suficiente deles pra demonstrar minha tese. São vídeos comuns, aparentemente feitos por pessoas comuns. Mas, de modo descarado, registram momentos em que a “realidade” perde sua ilusória coerência e revela uma cósmica “pegadinha do Malandro”. Então você terá seu eureka e conhecerá evidências irrefutáveis de falhas na Matrix muito maiores e reveladoras que um gato passando duas vezes. Você poderá notar, inclusive, a exatidão das palavras do Oráculo em Matrix Reloaded (“Matrix 2”), quando disse a Neo que fantasmas, anjos, alienígenas e quaisquer seres estranhos vistos por aí são programas antigos que se esgueiram pela Matrix. Assim, você poderá ver alguns desses seres nos vídeos também.

O crítico rebaterá que vídeos podem ser falsificados. Verdade. Mas, neste caso, mesmo a falsificação é evidência direta da existência da Matrix. Não há como negar o caos completo ali registrado quando a "realidade" dá tilt e o véu de ilusão se rompe. As imagens são fortes e muito difíceis de assimilar. Mas lembre-se de Heráclito de Éfeso: “Por ser às vezes tão inacreditável, a verdade deixa de ser conhecida”. Como são muitos vídeos, colocarei alguns abaixo e outros nos comentários do post. Mais evidências se encontram distribuídas pelo blog.

Em Matrix Revolutions (“Matrix 3”), o Arquiteto (o Demiurgo em pessoa) diz que somos agora livres pra acordar quando quisermos. Então, após ver as provas abaixo, use seu livre-arbítrio sabiamente e responda: pílula azul ou vermelha?















10 comentários:

  1. Lucas, Daiane e todo mundo, como postarei aos poucos os links do gênero por aqui, podem contribuir com os que se lembrarem ou descobrirem! A porta tá aberta!

    ResponderExcluir
  2. Caramba....

    Não conhecia seu blog... Ele é loucamente apaixonante.

    Gostei muito da forma que escreve. Diferente.
    Ganhou um seguidor.

    Abraços
    Acácio Neto
    www.acacioneto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Haha, adoooorei o blog!
    Estou seguindo! Se der pra retribuir

    http://mmmorango.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que vale lembrar: não se esqueça de levar sua toalha!



    Daiane

    ResponderExcluir
  5. Minha cabeça deu "tilt" com os vídeos das seguidoras do Inri Cristo...

    ResponderExcluir
  6. Falando sério.
    Já pensou em arrumar um emprego?
    Dar uma de adolescente aos trinta é meio ridículo, não acha?

    PS: As citações são ótimas, mas seu texto... medíocre.


    Priscila.

    ResponderExcluir
  7. Priscila (aka agent Smith),

    Embora seja pouco provável que vc retorne pra ler isso (o que é uma pena), preciso dizer que seu comentário foi um dos melhores já postados aqui no blog. Você bateu na trave, o que já é muito bom. Explico. Embora eu tenha um bom trabalho, que veio como consequência de uma carreira construída com esforço e da qual me orgulho, eu tento levar a sério o humor (ou humoristicamente a seriedade) daquele provérbio chinês "O grande homem é aquele que não perdeu a candura de sua infância". Ainda não sou o tal grande homem, pois estou, como vc bem notou, apenas nas bobagens da adolescência. Preciso retroceder um pouco mais; a infância ainda é uma meta. Mas persistirei, ao que seu comentário adulto, lúcido e educado foi um estímulo, um lembrete do que não quero me tornar. De fato não acho "meio ridículo" (sic) dar uma de adolescente aos trinta. Eu acho completamente ridículo. Esse é o espírito. Assim, você quase entendeu o intento do blog, o que já me deixa feliz.

    Um bjo no seu coração e obrigado!

    ResponderExcluir
  8. eu estava aqui no meio de adultos enfadonhos...e aproveitei para ler mais um dos seus textos..e simplesmente adorei.
    este é um dos assuntos que adoraria conversar.
    Mas o melhor de tudo foi seu último comentário....que eu também permaneça ridiculamente adolescente...mas sempre cheia de vida!!
    Um beijo de colher....vivi

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKK
    Matrix existe mesmo! O.o morri.
    Adorei a teoria da conspiração.
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que o Inri sofréu bulling quando criança!

    ResponderExcluir