Bem-vindos!

Sejam bem-vindos! Este blog é uma tentativa de exercitar a insanidade de modo construtivo ou de destruir convenções via sanidade. Tanto faz. Caso você se pergunte sobre a minha seriedade aqui, explico com um trecho do Principia Discordia:

"- Você fala realmente sério, ou o quê?
- Algumas vezes eu trato o humor seriamente. Algumas vezes eu trato a seriedade humoristicamente. De qualquer forma, é irrelevante.
- Talvez você só seja maluco.
- Verdade! Mas não rejeite estes ensinamentos como falsos só porque eu sou maluco. A razão pela qual eu sou maluco é porque eles são verdadeiros."

Namastê!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lá e de volta outra vez: The Big Bang Theory entre a ciência e o estereótipo


A 4ª temporada de TBBT acabou. Enquanto aguardo a 5ª, penso na magia que o fim de um ciclo desperta: a revisão crítica.
A 1ª temporada me surpreendeu positivamente. Embora lotada de caricaturas, como nerds socialmente inaptos e a vizinha gostosa/inculta, a série tinha um diferencial que valia a pena: muitas piadas eram sobre ciência ou tinham nela um componente vital. Sheldon fantasiado de Efeito Doppler é um exemplo clássico. Como se isso já não fosse ótimo, tantas outras piadas tinham em ícones nerd (filmes, séries, jogos, livros clássicos...) semelhante alicerce. A cena do RPG online em que o Sheldon rouba e vende a espada pro Howard no eBay é fantástica. Não tinha como eu não gostar.
Então vieram a 2ª e 3ª temporadas, quando a série alcançou maior sucesso e os ditames da audiência me pareceram pesar. As piadas então se concentraram exclusivamente nas esquisitices dos personagens, em detrimento dos ícones nerd e, principalmente, da ciência. A cada cena, os personagens pareciam jogar tortas na própria cara e gritar: “Olhe como sou esquisito! E olhe como isso é engraçado!” Como principal exemplo, as características da síndrome de Asperger cristalinamente presentes em Sheldon fizeram dele o personagem mais popular. A coisa virou uma espécie de “Friends nerd”, com direito ao retorno de Rachel e Ross (Penny e Leonard). Haja estereótipos. Não digo que não ri em tais temporadas ou que as piadas com conteúdo da 1ª não se nutriam também das esquisitices. Mas algo importante havia se perdido.
Alguns argumentaram que as piadas “científicas” e nerdísticas (adoro neologismos) eram inacessíveis ao grande público, e que a série agora havia se tornado mais inteligível. Se Sheldon ouvisse, ele provavelmente rebateria, acusando uma falácia da falsa dicotomia. Isso porque uma forma de piada não exclui a outra, como a 1ª temporada confirmou. Os primeiros roteiros também mostraram que o não-entendimento da piada “hermética” era em si uma (ótima e interativa) piada, como quando (não canso de lembrar) ninguém entendia a fantasia de Efeito Doppler do Sheldon, mesmo quando ele explicava. Além disso, pensando em uma TV mais útil, quão legal seria se clássicos da literatura, teorias científicas, biografias de grandes pensadores etc. fossem cada vez mais mostrados como interessantes, ao invés de menos...
Foi quando os deuses nérdicos (Arthur C. Clarke, Carl Sagan, Allan Poe...) ouviram minhas preces e as piadas sobre ciência e afins voltaram na 4ª temporada. Só pra exemplificar, aquele episódio das fofocas enquanto memes foi dos melhores. Também foi extraordinária a metralhadora de piadas científicas que o Sheldon bêbado se tornou em seu discurso de premiação.  E assim, TBBT foi como Bilbo Bolseiro, “lá e de volta outra vez”, das piadas verdadeiramente nerdísticas  a elas novamente. Agora posso dizer que aguardo ansioso a 5ª temporada.

7 comentários:

  1. Acho que este é o espaço ideal pra postar umas piadinhas nerd de vez em quando. Uma das mais legais:
    Einstein, Newton, Pascal e Galileu estavam brincando de esconde-esconde(esqueça o anacronismo, leitor exagerado). Enquanto Einstein contava, todos se esconderam, exceto Newton. Ele tentou atrás do sofá, mas Pascal já ocupara a vaga. Tentou então atrás da cortina, mas Galileu estava lá e o expulsou. Sem opção, Newton desenhou no chão um quadrado com lados de 1 metro e ficou sobre ele. Einstein terminou de contar e deu de cara com Newton:
    - Um, dois, três, Newton no meio da sala!
    - Peraí, Einstein, eu sou Pascal!
    (É que pascal é tb a unidade padrão de pressão. 1 Pa = 1 Newton aplicada sobre um 1m² de superfície... rs!) Só pra fechar, conhece a piada do pintinho nerd? πu!

    ResponderExcluir
  2. Pra não parecer que traí meus colegas e só curto piadas de Exatas:

    Qual a semelhança entre uma poupança de quinhentos mil reais e um casamento feliz? Nenhum dos dois resiste a uma análise lacaniana :P

    Uma psicanalista voltou de um congresso em Aspen, onde aos participantes foi permitido esquiar de graça. O marido então perguntou:
    - Como foi o congresso?
    - Foi bom, mas nunca vi tantos deslizes e atos falhos.

    Quantos psicólogos são necessários pra trocar uma lâmpada? Escolha a opção que mais faz sentido pra VOCÊ:
    - Nenhum. A lâmpada vai mudar por si mesma quando estiver pronta.
    - Só um, mas a lâmpada tem que querer mudar.
    - Só um, mas vai levar uns dez anos de análise.
    - Quantos VOCÊ acha que são necessários?
    - Há quanto tempo você tem essas fantasias? :P

    ResponderExcluir
  3. Uma piadinha nerd famosa: Sabem porque Deus não conseguiu o título de doutor?
    1. Ele só teve uma publicação principal.
    2. Ela estava em hebráico.
    3. E não tinha referências bibliográficas.
    4. Não foi publicada em periódico indexado.
    5. E há quem duvide da autoria do trabalho.
    6. Ele pode até ter criado o universo... mas o que fez depois disso??
    7. A comunidade científica tem dificuldades em reproduzir seus resultados.
    8. Ele nunca obteve permissão de um comitê de ética para usar cobaias humanas.
    9. Ele tentou encobrir um experimento que deu errado, submergindo-o.
    10. Quando as cobaias não se comportaram como previsto, ele simplesmente as retirou da amostra.
    11. Ele raramente vem dar aula; Ele só manda os estudantes lerem o livro.
    12. Alguns dizem que Ele mandou o filho vir dar aulas.
    13. Ele expulsou os dois primeiros estudantes apenas porque aprenderam.
    14. Embora haja apenas 10 requerimentos, a grande maioria dos estudantes falha nos testes.
    15. Sua disponibilidade é muito limitada (e.g, no topo de montanhas).
    16. Há registros de intolerância em trabalhar com colegas.

    ResponderExcluir
  4. Errata e uma piada:

    Estou revendo TBBT desde o começo e notei duas coisas: A metralhadora de piadas científicas do Sheldon foi no final da 3a temporada; as da 4a foram, em grande parte, por conta de "Shamy". Assim, ainda falta aquela intenção original e equanimente distribuída de se fazer piadas científicas.
    Falando nisso, o oxigênio só foi descoberto no século XVIII. Ainda não se sabe como as pessoas respiravam antes disso...

    ResponderExcluir
  5. Só pra constar, a quinta temporada tá um saco. A série realmente tomou o caminho errado. "Lá e de volta outra vez", agora no pior sentido.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essa série geek é definitivamente o meu favorito e eu realmente gosto, porque os personagens são ótimos.

    ResponderExcluir