Bem-vindos!

Sejam bem-vindos! Este blog é uma tentativa de exercitar a insanidade de modo construtivo ou de destruir convenções via sanidade. Tanto faz. Caso você se pergunte sobre a minha seriedade aqui, explico com um trecho do Principia Discordia:

"- Você fala realmente sério, ou o quê?
- Algumas vezes eu trato o humor seriamente. Algumas vezes eu trato a seriedade humoristicamente. De qualquer forma, é irrelevante.
- Talvez você só seja maluco.
- Verdade! Mas não rejeite estes ensinamentos como falsos só porque eu sou maluco. A razão pela qual eu sou maluco é porque eles são verdadeiros."

Namastê!

domingo, 13 de março de 2011

REPORTAGEM ESPECIAL - C.I. foi ao show de Tarja Turunen em São Paulo (12/03/11)


Esmagador. Essa é uma das palavras que define razoavelmente o show de Tarja Turunen, soprano finlandesa e ex-vocalista do Nightwish, ontem em Sampa. Sua performance foi intensa, consistente e inspirada. Como ela já mencionou em diversas oportunidades, o público brasileiro é o mais "louco" (sic) e ela respondeu à altura e de modo emocionado ao frenesi do HSBC Brasil lotado. Ao contrário da postura um pouco apática vista em alguns shows desta turnê (compreensível em função do cansaço de apresentações consecutivas em países diferentes), ontem ela estava solta e com ótima presença de palco, vibrou muito com a massa, conversou várias vezes em português e chegou a demonstrar surpresa e decorrente emoção pelo público cantar em uníssono todas as músicas do set. Não é difícil entender a surpresa se compararmos com os videos dos demais shows da turnê, quando todo mundo grita e quase ninguém canta. Ontem todos participamos de um coral sincronizado, robusto e constante. Fico arrepiado quando me lembro.
Além do mais, aproveitando o que disse o Zé João em sua entrevista aqui no blog, a questionável postura do Nightwish ao demitir a Tarja e ao contratar uma vocalista com um timbre de voz completamente diferente gerou uma lacuna definitiva. Assim, o mais próximo que temos de ver e ouvir ao vivo o "velho Nightwish executando seus clássicos" é com a Tarja atual. E ontem nós vimos e ouvimos Wishmaster, Higher Than Hope, Stargazers...
Outro destaque foi Mike Terrana, o batera. O cara é uma figura e levantou o público, especialmente quando quebrou tudo com um solo cabuloso (ops!) em cima da famosa Abertura de Guilherme Tell, de Rossini.
Claro que há ressalvas. Falta de educação e mal-entendidos marcaram a fila. O set list não foi aquele dos meus sonhos; eu faria, pelo menos, duas ou três mudanças (sem contar que considero ainda faltar um certo amadurecimento na maioria das composições). O adjetivo "esmagador", que inicia o texto, descreve muito bem a situação perto do palco. Faltou discernimento de parte do público sobre o papel de uma banda de abertura; e os simpáticos membros da Ecliptyka pagaram o preço da impaciência de alguns.


Ainda bem que guardavam meu lugar na fila quando eu ia ao banheiro...

De qualquer modo, foi uma experiência única. Única. A relação que se estabeleceu entre a vibração louca (mas coesa) do público e a postura intensa da Tarja fez do show uma experiência transpessoal. Aquilo ali virou um organismo enorme, pulsante e docemente insano. Por tudo isso,  posso dizer com tranquilidade que foi o melhor show da minha vida.
As duas fotos acima são minhas. Pensei em postar outras abaixo pra ilustrar, mas minha máquina não compete com as profissionais, de modo que preferi as excepcionais fotos do iG Cultura. Suponho que não há problema em postá-las se eu citar a fonte (Caso queira ver todas, clique aqui). Detalhe: através de várias pistas, identifiquei e assinalei minha mão na primeira foto abaixo (clique pra ampliar).














4 comentários:

  1. E olha que nem pelada ela tava.

    ResponderExcluir
  2. Passei só pra dizer que, na última foto, a Tarja só estava feliz mesmo. Embora pareça, ela não estava imitando o Silvio Santos...

    ResponderExcluir
  3. Consegue lembrar qdo gritamos "Tarja eu te amo!!"? Foi lindo não foi?! Ela ficou realmente surpresa e emocionada!!! Não me arrependo em nada o dinheiro que gastei (e que por sinal eu não podia ter gastado) pra ir ao show!!! Ela está cada vez mais se superando e soltando a sua angelical voz, sem medo de literalmente ser feliz. Tenho saudades da época do NW com ela... mas depois do show eu tenho a convicção de que ela está melhor e mais feliz sem o NW, então, a saudade fica pra trás e a alegria dela não ter desistido vem à tona! Dessa vez não fiquei na grade como vc, mas o show foi esmagador até mesmo pra mim (que estava lá no fundo!!!). Não por causa dos fãs enlouquecidos.... mas sim pela voz e presença de palco.... Como vc gritou ao final do show: "Mas que mulher!!!!" E viva Tarja Turunen!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ane querida, embora concordemos que a Tarja seja excepcional, não foi isso que vc me ouviu gritando... Sua gentil omissão não é necessária... rs! Eu tava mesmo descarregando a adrenalina do show com palavrões nada elogiosos... rs!! Fiquei com vergonha qdo encontrei vc e a Lu bem nessa hora :P Mas ainda bem q vcs relevaram... XD Adorei ver vcs lá!! E o coro geral do "Tarja, eu te amo" foi mesmo inesperado. Veio como uma onda lá de trás até chegar na grade. Eu até assustei :P

    ResponderExcluir